quinta-feira, 7 de junho de 2012

Transtornos alimentares


 Introdução
Atualmente no mundo pessoas estão morrendo por questões estéticas,elas buscam a adaptação ao padrão de beleza, pois nos últimos trinta anos, o padrão de beleza imposto pela mídia é o da magreza extrema ou fisico malhado, impondo, principalmente para as mulheres, uma luta com o seu próprio corpo para conseguirem atingir uma forma quase esquelética, considerado pelo mundo atual o corpo belo. Porém muitas para conseguirem alcançar o seu objetivo recorrem a dietas pesadas, malhação exagerada ou até a isenção completa da comida, este reducionismo causa distúrbios alimentares, os mais conhecidos são a anorexia, bulimia e a vigorexia.
A anorexia é um transtorno alimentar que é caracterizado por uma perda deliberada do peso e principalmente por um pavor enorme de engordar mesmo estando abaixo do peso normal, quem sofre deste distúrbio tem uma imagem distorcida do próprio corpo. É uma doença muito grave, e muitas vezes mortal apelidada de Ana pelas anoréxicas ou anorécticas, que mata aos poucos, silenciosamente, na maioria das vezes atinge jovens de 15 a 25 anos, que ao entrarem desta dieta mortal para atingirem o corpo perfeito, acabam afetando o seu metabolismo e seu crescimento, pois é nesta faixa que o corpo se desenvolve para entrar na fase adulta.Estas jovens consideram a doença como sua única amiga, e seguem fervorosamente uma dieta brutal, às vezes ficam dias sem comer.

Bulimia
Assim como na anorexia, a bulimia é uma síndrome causada por vários fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais, porém a doença é o contrario da anorexia pois as pessoas ingerem grandes quantidades de alimentos se tornando compulsiva, e depois, utilizam métodos compensatórios, como vômitos induzidos, uso de laxantes e diuréticos e prática de exercícios acentuados como forma de evitar o ganho de peso pelo medo de engordar, mas diferente da anorexia, na bulimia não há perda de peso, assim dificultando a detecção da doença. A doença ocorre mais freqüentemente em mulheres jovens em torno de 17 anos, embora possa ocorrer mais raramente em homens e mulheres com mais idade essas pessoas têm vergonha de seus sintomas, evitam comer em público e evitam lugares onde precisam mostrar o corpo. À medida que a doença vai se desenvolvendo, essas pessoas só se interessam por assuntos relacionados à comida, peso e forma corporal.


É cada vez maior a variedade de transtornos que afetam, principalmente, jovens que dão extrema importância a padrões de beleza
Anorexia, bulimia, monorexia, diabulimia, ortorexia e a mais recente descoberta, a drunkorexia, são um problema cada vez mais comum nas famílias brasileiras. Todos estes são variantes de uma mesma questão: transtorno alimentar ou compulsão à ingestão.
Especialistas acreditam que a detecção cada vez maior de casos está ligada à necessidade de se imaginar de acordo com os parâmetros da beleza moderna, ou seja, a magreza, supervalorizada como o primeiro item no atual padrão de beleza universal. “Pessoas que se tornam bulímicas ou anoréticas se preocupam muito com o que os outros pensam da aparência delas. São pessoas que supervalorizam o exterior e a própria superfície, desequilibrando a energia que poderiam investir no seu interior, deixando-o precário e desconhecendo-se de fato”, afirma a psicoterapeuta Dra. Léa Michaan.
A novidade neste tipo de transtorno é a Drunkorexia, expressão criada para indicar a mistura do jejum forçado com o consumo exagerado de álcool, duas condutas bastante conflitantes. Por um lado, bebidas alcoólicas possuem alto teor calórico, por outro, a pessoa não quer engordar.
Como resultado desta mistura ela deixa de comer, já que ingere bastante calorias nas bebidas que consome. “A origem da palavra é inglesa, formada pela junção da palavra drunk (bêbado) com anorexia. Trata-se da primeira filha de dois outros transtornos registrados anteriormente, o alcoolismo e a anorexia”, revela Dra. Léa.
Outro caso de transtorno que vem chamando atenção é a chamada diabulimia. Neste caso, somente as pessoas com diabetes tipo 1 são afetas e, assim como nos demais transtornos, a maioria dos casos registrados é em adolescentes. “Quando o açúcar no sangue está elevado, a pessoa perde peso, e o jeito encontrado por alguns para manter essa perda é simplesmente deixar de aplicar a insulina devida”, declara a psicoterapeuta.
Segundo Dra. Léa, só há um meio para a pessoa se libertar da compulsão de ingerir alimentos, álcool ou drogas, que é entrar em contato com suas reais necessidades. “Os transtornos alimentares, assim como o uso abusivo de álcool ou drogas, nada mais são do que expressões particulares de defesa contra a angústia.
Comer muito ou não comer nada 
são duas faces da mesma moeda, pois nestes dois caminhos está na boca o lugar que escolhemos para resolver nossas questões, tanto faz se a escolha for a de nos abarrotarmos de comida ou nos privarmos desta, as duas condutas são uma vã tentativa de resolver uma questão de outra demanda que é emocional e psicológica”, finaliza.

Imagens de pessoas com trastorno 
alimentar:


anorexia1
anorexia




thumb anorexia







Nenhum comentário:

Postar um comentário